segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Nanotecnologia Hoje


Colocando os pingos nos "Is" novamente, segue abaixo mais um trecho da reportagem do Jornal da Ciência, que destaca as áreas e setores influênciados pela Nanotecnologia:

      No campo da pesquisa acadêmica, pelo menos na área de saúde, a nanotecnologia já é uma realidade, avalia William Waissmann, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), um dos principais centros de pesquisa nessa área. A nanotecnologia é uma área multidisciplinar que associa química, física, biologia e engenharia na manipulação e construção de moléculas novas com propriedades distintas. 
      "Trata-se de uma plataforma que pode operar uma verdadeira revolução em vários setores industriais", diz ele, citando exemplos de vários produtos de uso corriqueiro, como para limpeza do petróleo na água, plásticos para guardar alimentos, meias que não deixam cheiro ou tintas que impedem o risco. "Na área de saúde, a nanotecnologia tem momentos importantes na biotecnologia para produção de fármacos, quimioterápicos e outros medicamentos, na produção de vacinas e biossensores e na regeneração de tecidos e óssea", afirma.
      Um dos setores com crescimento mais acelerado no desenvolvimento de novas tecnologias, já com várias aplicações em escala industrial, é o automobilístico. "A primeira onda de materiais de nanotecnologia representou um avanço muito forte na indústria, principalmente nos materiais plásticos. Eles se tornaram mais fluidos, duráveis e resistentes, aplicados a para-choques, conectores e centrais elétricas inteligentes", diz Flávio Campos, membro do conselho diretor do SAE Brasil e diretor de engenharia da Delphi. "O desafio é obter escala e melhorar as condições de custo, tornando os produtos mais acessíveis ao consumidor".

.. e lá vamos nós de novo \o/

Fonte:
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=80480

Nenhum comentário: