terça-feira, 22 de julho de 2008

A Nanotecnologia Verde Amarela

"Nanotenologia Verde Amarela", eu tenho até gosto de falar esse termo.

Hoje é visível o empenho dos pesquisadores em desenvolver as NT's no Brasil, mesmo com a enorme diferença de investimentos em pesquisas da área comparando-se a outros países.

Segundo o Prof. Paulo Morais "A comunidade científica brasileira está hoje bem organizada em relação à nanociência. O Brasil faz hoje nanociência de excelente qualidade... o país tem uma potencialidade muito grande nessa área. Agora, para você saltar de nanociência para nanotecnologia - e aí você poder ter produtos brasileiros no mercado internacional baseados em nanociência -, para você agregar valor a esses produtos, colocando-os em condições viáveis no mercado, para você ter retorno e vencer essa barreira, tem de ter mais investimento".

O programa Nacional de Nanotecnolgia, criado em 2003 diz o seguinte:

"O foco do Programa Nacional de Nanotecnologia, colocado de forma muito sucinta, deve ser a conquista de uma fatia do mercado global de materiais, produtos e processos baseados em Nanotecnologia, com tudo o que isto implica em termos de investimentos na formação de recursos humanos, pesquisa e inovação, bem como criação de novas empresas e ampliação das áreas de atuação dos segmentos mais tradicionais da indústria nacional. Considerando-se o estágio atual do Brasil em Nanotecnologia, fixou-se, inicialmente, como medida do sucesso do Programa, a meta de conquistar 1% do mercado mundial de materiais, produtos e processos baseados na Nanotecnologia, ou seja, a meta de exportações de cerca de US$ 10 bilhões de dólares, em um prazo de dez anos, para o setor brasileiro de Nanotecnologia".

Já para o plano de ação 2007/2010 do MTC (Ministério da Ciência e Tecnologia) no tópico referente as "Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em ÁREAS ESTRATÉGICAS" o primeiro itém nada mais é do que "Áreas Portadoras de Futuro: Biotenologia e Nanotecnologia".

O Brasíl sabe o tanto que é importante o desenvolvimento das NT's para competição da industria internacionalmente e como o site omnieducacional.com.br ressalta...
"Isto significa que o conteúdo tecnológico dos produtos ofertados pela indústria brasileira terá de crescer substancialmente nos próximos anos e que a força de trabalho do país terá de receber um nível de educação em ciência e tecnologia muito mais elevada do que a de hoje. Este é um grande desafio para todos nós."

Com todos esses fatos não se pode deixar de acreditar na querida "Nanotecnologia Verde Amarela" e fazer nossa parte para que as NT's sejam cada vez mais visadas por empresas e pelo governo aumentando o investimento em pesquisas e consequentemente o desenvolvimento da Nanotecnologia no Brasil.

Link:

5 comentários:

Anônimo disse...

Olaah,
Vc passou no meu blog há tempos atrás, mas só agora que eu vi ;~;
Obrigada pela visita.
E seu blog é beem interessante, amos essas coisas de tecnologia, e a nano é muuito legal.
Dias atrás fui numa exposição de nanotecnologia.

:*

lorduakiti disse...

obrigado pelo elogio .. sem contar que é sempre bom ficar sabendo que uma menina inteligente como você gosta de coisas como nanotecnologia

sobre a exposição de nano que vc participou se quiser fazer um CrossOver ou uma entrevista sobre o que tu achas das NT's (nanotecnologias) eu estou dentro....

Anônimo disse...

O Brasil segue firme na área... Mas nós temos muito mais potencial. Como em tudo, falta investimento.

Guillermo disse...

Oi, tenho encontrado teu blog por sorte. Acho interessante que as pessoas possam conhecer mais sobre a nanotecnologia, já que no futuro está será uma área que mudará a nossa vida diária e a forma como vemos o mundo. Os felicito pelo seu blog. Eu estou também montando um há pouco tempo, mas com um ponto de vista, mas acadêmico. Podem visitá-lo em http://nanodinamicos.wordpress.com/. Desejo que não desanimem e sigam postando boas materias como até agora.

lorduakiti disse...

obrigado guilhermo por seus incentivos .. mesmo o blog ficando em estado de hibernação pode ter certeza que voltara a todo vapor!!

t+