terça-feira, 8 de abril de 2008

Onde a nanotecnologia está e até onde ela vai?

Como a Milla diz ... "Bom dia tripulação!!!"

Quando se fala em nanotecnologia para alguém que não tem muita noção do que se trata logo se arregala os olhos e surgem as expressões de HOoooo. Eu diria que não é necessário isso!

Pegue um lápis e coloque justaposto a uma régua comum, agora imagine as máquinas que construíram ele e verá que tem muita engenharia em um simples e banal lápis de 15cm e até ficará se perguntando como se produz o grafite dele. Então pense em uma lapiseira desta vez e como e produzido o seu grafite, logicamente pelo tamanho de 0. alguma coisa as máquinas devem ser muito mais precisas e interessantes de se ficar fuçando. 
A nanotecnologia pode ser descrita simplesmente como  a capacidade de construção e manipulação dos matérias em escala nanométrica que seria 1,0x10 - 9 metros ou um milionésimo de milímetro que tem como simbolo bem chique o nm.
Então voltando ao nosso querido grafite imagine o que poderíamos fazer para melhora-lo se conseguíssemos constrói-lo em escala nm, quem sabe não mudar sua cor, resistência, formato, flexibilidade e até seu gosto. 

Legal não é, pois então parabéns você acaba de descobrir na onde a nanotecnologia está, sim ele está em tudo que pode ser manipulado em escala nm desde estruturas de aeronaves , computadores, roupas e  até remédios, sendo que está lista não para por aqui.

E até onde essa capacidade incrível de brincar com átomos vai eu deixo para sua imaginação contudo os mais entusiastas dizem que haverá a possibilidade de se construir nanomaquinas inteligentes que poderão fazer incríveis coisas e tipos de metamatérias com catacterísticas jamais vistas. Hoje em dia a nanotecnologia está engatinhando e em muitos paises encontra-se mais a nanociência que trata de questões teóricas desse campo de estudo, porém não custa nada esperar não é.

Não deixem de ver o filme ... explica praticamente tudo:





Sites consultados:

Nenhum comentário: