terça-feira, 15 de abril de 2008

Desenvolvimento cientifico sustentável

Nanotecnologia e Nanociência são áreas incríveis que de modo geral conseguem gerar produtos aperfeiçoados e uma ampla variedade de melhores meios de produção sendo que existem muitas pessoas empenhadas no estudo e aplicação delas hoje em dia. Contudo "A nanotecnologia representa um grande potencial de mudança, mas depende de como iremos lidar com isso o fato de essa mudança ser benéfica ou maléfica para a maior parte da humanidade".

Nosso entusiasmo em ensinar e disseminar os conceitos da nanociência e o desenvolvimento da Nanotecnologia que estabelecem um "sistema de engenharia molecular" e que se caracteriza como uma tecnologia de escala nanométrica é otimista, mas é necessário discutir as conseqüências econômicas, sociais, ambientais e militares para assim conseguimos disseminar um desenvolvimento sustentável.
Então não podemos esquecer que "a nanotecnologia representa, portanto, incríveis vantagens para a humanidade, mas também graves riscos". A capacidade de construção de máquinas à escala molecular, de apenas uns nanómetros de tamanho pode gerar produtos mais duráveis, limpos, seguros e inteligentes, contudo pense nessas capacidades direcionadas para a construção de armamentos onde a falta de conscientização pode-nos trazer arrependimentos futuros.

A nanotecnologia em si tem infindáveis aplicações e viabiliza sonhos e aspirações só vistos em filmes de ficção cientifica, no entanto ela também pode ter características dúbias como por exemplo ser um tipo de “Tecnologia Exponencial”, ou seja, tem a capacidade de auto-reprodução.
Só o fato de tentarmos pensar em quais impactos a nanotecnologia causará na sociedade e no mundo já cria o inicio de uma gestão responsável, que tem como intuito controlar os riscos potencias e que alavanque as vantagens em nome da humanidade. 



sites consultados:
unb.br/temas/desenvolvimento_sust
revistagalileu.globo.com/EditoraGlobo/componentes/article/edg_article_print/1,3916,596699-1938-1,00.html
universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=5288

2 comentários:

Anônimo disse...

necessario verificar:)

lorduakiti disse...

o que seria necessário verificar???

o post foi uma forma de implacar uma forma de pensamento e as únicas afirmações que foram feitas levam em base a situação que a nanotecnologia se em contrava na época ...

att