terça-feira, 8 de abril de 2008

O que aconteceria se pudéssemos mover átomos?

De tempos em tempos ouvimos falar que a ciência avançou de tal forma que o homem passou a poder fazer coisas antes impensáveis. Foi assim com a criação da máquina a vapor, do microscópio, da penicilina, do automóvel, do avião e de tantos outros inventos que revolucionaram a existência humana. Vivemos agora um novo momento de ruptura, chamado até de a "quinta revolução industrial".

Em 1959, o físico americano Richard Feynman (1918-1988) levantou a possibilidade de poder organizar os átomos da maneira que desejarmos. Porém essa idéia era muito avançada para uma época que ninguém sequer tinha visto um átomo. Hoje, quase 50 anos depois, a idéia de Feynman toma forma na ciência do muito pequeno, a nanotecnologia, denominada dessa forma porque seus objetos de estudo costumam ser medidos em nanômetros.
Podemos dizer que Nanotecnologia, de uma forma bem simples, é uma ciência relacionada à manipulação da matéria em nível molecular, visando a criação de novos materiais, substâncias e produtos, com uma precisão de átomo a átomo organizados de uma forma desejada. Ou seja, ela permite uma redução das partículas a tamanhos capazes de alterar formas, fórmulas e funções de produtos que já fazem parte da nossa vida e também a criação de novos materiais.
Diversos setores da indústria e das áreas estratégicas fazem pesquisas nesta área. E, ao contrário do que se pode pensar, os nano produtos estão bem próximos das prateleiras. No Brasil, já existe desenvolvimento nanotecnológico na área industrial (semicondutores e eletrônica), em políticas públicas (energia, meio ambiente, fármacos, saúde e alimentação) e em setores de alta competitividade, entre eles o químico e o petroquímico.
A Nanotecnologia será uma revolução tecnológica de grande impacto na história, e é mais um passo do homem na busca pelo controle sobre a matéria, o controle átomo por átomo. Suas conseqüências serão enormes avanços no bem estar material das pessoas e na sua saúde delas. Essa nova tecnologia está emergindo como a próxima revolução tecnológica, com eventuais efeitos sobre todos os aspectos da vida e o crescimento da capacidade da construção molecular mudará profundamente o mundo atual em que vivemos.

Sites consultados para escrever este artigo:
pt.wikipedia.org/wiki/Nanotecnologia
brasilescola.com/informatica/nanotecnologia.htm
euroresidentes.com/futuro/nanotecnologia
universia.com.br/html/materia/materia_fcih.html

Nenhum comentário: