terça-feira, 12 de julho de 2011

Mini-Curso ( dia 1 )


Esses são os dados principais do mini-curso que resolvi fazer na SBPC . 


Minu Curso - NANOPARTÍCULAS: PROPRIEDADES E APLICAÇÕES
Responsável: EMILIA CELMA DE OLIVEIRA LIMA (UFG)
Ementa: Propriedades de nanopartículas: metais, óxidos metálicos e semicondutores; exemplos de produtos contendo nanopartículas; Métodos de síntese de nanopartículas; Preparação de suspensões coloidais de nanopartículas; Caracterização de nanopartículas e de suspensões coloidais; Nanopartículas magnéticas para aplicações em biomedicina.
Data: 12 a 14/07/2011
Horário: 08h00 às 10h00
Público alvo: Alunos de Pós-graduação

Hoje a prof.ª Emilia explicou vários conceitos e exemplos marcantes de como as propriedades dos materiais muda em escala nanométrica e quais aplicações elas influenciam. Um ponto marcante sobre isso é que segundo ela o segundo maior pesquisador da área no mundo informou a 2 semanas atrás que hoje já temos mais de 400 produtos no mercado que usam diretamente a nanotecnologia.

Uma coisa legal que ela comentou foi que o Brasil é o 13° produtor de conhecimento ( artigos científicos ) porém falta uma maneira de fazer a nanociência virar nanotecnologia, ou seja, levar o conhecimento adquirido nas universidades para as empresas e desenvolver produtos pois o estudo da ciência dos materiais em escala nanométrica consegue incrementar as propriedades desdes de forma singular e única gerando novas possibilidades. Abaixo tem o esqueminha da prof.ª

Nanociência -> Nanotecnologia

Pesquisa e Inovação
X
Transferência de Tecnologia

Desenvolvimento de Processos




Nenhum comentário: